Reunião realizada na manhã desta terça-feira (22) abordou curso técnico para ACS e ACE, PCCR, incentivo para combate à COVID-19 e outros assuntos de interesse da categoria
Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do município de Teotônio Vilela participaram de uma assembleia geral do SINDACS-AL, na manhã desta terça-feira (22). A reunião, que contou com a presença do diretor Nelson Cordeiro e do advogado Felipe Zanotto, teve o intuito de atualizar algumas informações sobre as atividades desempenhadas pelo sindicato e discutir os principais e mais urgentes assuntos de interesse da categoria.
Os recursos federais destinados ao combate à COVID-19 foram um dos temas abordados. “Discutimos sobre a importância do repasse desse benefício, sobretudo aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias”, explicou Nelson Cordeiro.
O programa “Saúde Com Agente”, que vai ofertar um curso técnico para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias a partir de março de 2021, também entrou em pauta. A formação será realizada 50% de forma presencial e 50% à distância.
Na ocasião, ainda foi debatido sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), além da criação de uma lei municipal que garanta um incentivo anual para a categoria. De acordo com o advogado Felipe Zanotto, existe a possibilidade de implantação de um PCCR exclusivamente voltado aos ACS e ACE, como já acontece no município de Inhapí.
Por fim, o diretor Nelson Cordeiro informou aos presentes sobre a realização das eleições do SINDACS-AL, que vão definir a nova diretoria, conselho fiscal e suplentes. O pleito será realizado no dia 11 de janeiro de 2021, das 09h às 17h, com uma urna fixa na sede da CUT-AL (localizada na Rua General Hermes, 372, Centro - Maceió/AL), além de urnas itinerantes em municípios que serão definidos pela comissão eleitoral.