Mobilização foi realizada na manhã desta terça-feira (22), em frente à Secretaria de Saúde e Prefeitura do Município
Na manhã desta terça-feira (22), o SINDACS-AL reuniu os agentes comunitários de saúde de Craíbas em frente à Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de repudiar a falta de compromisso da atual gestão, sobretudo da secretária da pasta, Tathiane Queiroz, e cobrar o pagamento do PMAQ. Os servidores percorreram as ruas e também fizeram uma parada em frente à sede da Prefeitura do município para pressionar o prefeito Ediel Leite.
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) é um benefício disponibilizado pelo Governo Federal, com o intuito de incentivar gestores e servidores da saúde a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos para a população dos municípios em todo o território nacional. Porém, em Craíbas os agentes comunitários de saúde até o momento estão sem receber a quantia referente à gratificação a que têm direito, garantido por Lei Municipal.
Para o diretor do SINDACS-AL, Nelson Cordeiro, de acordo com informações obtidas pelo sindicato, o município já possui recursos para fazer o repasse do benefício, mas os ACS não estão recebendo. “Precisamos fazer pressão, cobrando do prefeito e da secretária o pagamento do PMAQ, que é um direito conquistado ao qual os trabalhadores fazem jus”, comentou.
Na ocasião, os agentes não foram recebidos pela secretária Tathiane Queiroz. De acordo com Nelson Cordeiro, após a repercussão do ato, o chefe do gabinete do prefeito comunicou que agendou uma reunião com os servidores para a próxima quarta-feira (23). “O SINDACS-AL permanecerá acompanhando o caso até que tudo esteja solucionado. Enquanto isso, vamos nos manter mobilizados”, concluiu.