quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Presidente do SINDACS-AL se reúne com agentes de Batalha e Olho D’água das Flores

 Nesta quinta-feira (03), Fernando Cândido atualizou a categoria de ambos os municípios sobre curso técnico do MS, PL para acúmulo de cargos públicos, Previne Brasil, eleições do sindicato e outros assuntos


O presidente do SINDACS-AL, Fernando Cândido, se reuniu com agentes comunitários de saúde e de combate às endemias dos municípios de Batalha e Olho D’água das Flores nesta quinta-feira (03). Os encontros tiveram como objetivo atualizar assuntos de interesse da categoria e tirar dúvidas recorrentes.

No horário da manhã, Fernando Cândido visitou os trabalhadores de Batalha, onde falou sobre um curso técnico promovido pelo Ministério da Saúde, que irá capacitar agentes de saúde e de combate às endemias no próximo ano. A proposta é que a capacitação seja realizada 50% presencial e 50% à distância, com início já em março de 2021. Ele comunicou que recebeu um convite do Governo Federal para a cerimônia da aula inaugural, que ocorrerá no dia 08 de dezembro no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

O Projeto de Lei que está tramitando no Congresso Federal, que permite o acúmulo de dois cargos públicos pelos ACS e ACE também foi colocado em pauta. “O PL está tramitando na Câmara e falta ter o relatório final aprovado na Comissão de Constituição e Justiça para depois seguir para o senado. É provável que até o final do semestre de 2021 esteja concluído”, comentou Fernando.

Entre os assuntos, foi discutido ainda sobre o programa “Previne Brasil” (que vai substituir o PMAQ como um novo modelo de financiamento voltado à saúde que altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios), os descontos da previdência e os recursos federais destinados ao combate à COVID-19.

Já no horário da tarde, Fernando Cândido levou todas essas pautas ao município de Olho D’água das


Flores durante uma assembleia geral com os ACS e ACE. O encontro foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Outro assunto comentado em ambos os encontros foi o adiamento das eleições do SINDACS-AL, que agora serão realizadas no dia 11 de janeiro de 2021.

De acordo com o presidente, as reuniões foram extremamente positivas e contribuiram para a organização da categoria nos municípios. “Assumi o compromisso moral de acompanhar de perto todas as reivindicações e encaminhamentos dos trabalhadores. Farei isso pessoalmente”, ressaltou.