Fernando Cândido levantou pautas de interesse da categoria em encontro realizado nesta terça-feira (15)
Agentes de combate às endemias do município de Marechal Deodoro receberam a visita do presidente do SINDACS-AL, Fernando Cândido, na tarde desta terça-feira (15). Durante o encontro, foram transmitidas algumas informações sobre as atividades desempenhadas pelo sindicato.
Entre os assuntos abordados, Fernando Cândido destacou o Projeto de Lei que permite o acúmulo de dois cargos públicos pelos agentes. O documento está tramitando na Câmara e ainda precisa ter o relatório final aprovado na Comissão de Constituição e Justiça para ser encaminhado ao Senado.
Outra importante pauta levantada na reunião foi sobre o programa “Saúde Com Agente”, lançado na semana passada pelo Ministério da Saúde. O curso técnico para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias será realizado a partir de março de 2021, 50% de forma presencial e 50% à distância. “Essa conquista veio por meio de muitas lutas dos sindicatos de classe e da FENASCE. Com a formação técnica, os agentes serão fortalecidos enquanto categoria profissional”, comentou o presidente do SINDACS-AL.
O incentivo de final de ano também foi discutido durante o encontro. De acordo com Fernando Cândido, o benefício vem de uma parcela adicional que o Governo Federal repassa aos municípios e em Marechal Deodoro os agentes têm esse direito, que também foi uma conquista do sindicato.
Para o presidente do SINDACS-AL, 2021 será um ano de muita luta. “Vamos precisar estabelecer um piso salarial para 2022, por isso precisamos nos manter unidos e mobilizados”, concluiu.