Em reunião realizada nesta quarta-feira (12), foram cobradas a implantação do PCCV, do incentivo de fim de ano e a criação de uma comissão para analisar efetivação de agentes
O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL), representado pelo presidente Fernando Cândido e pelo diretor financeiro Nelson Cordeiro, esteve reunido com o coordenador de atenção primária do município de Teotônio Vilela, Edson Almeida, que representou a secretária de saúde e presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL), Isabelle Pereira, na discussão e atualização das demandas referentes às categorias dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
Em novembro de 2019, o SINDACS-AL apresentou uma série de reivindicações que foram atendidas pelo município, como a entrega de protetor solar e fardamentos. Em janeiro deste ano, os agentes já receberam seus salários com reajuste.
Para Fernando Cândido, a reunião teve um saldo ainda mais positivo, pois na ocasião o município assumiu o compromisso de analisar uma minuta que o sindicato vai apresentar e um plano de cargos, carreiras e vencimentos (PCCV) específico para os ACS e ACE. “O município também se comprometeu a estudar as possibilidades de criar um incentivo de fim de ano e a criação de uma comissão para analisar quem dos contratados é alcançado pela lei 11.350 que regulamenta a emenda constitucional 51, referente a efetivação dos agentes”, comentou.
Durante a reunião, ficou estabelecido um prazo de 15 dias para que seja dada uma resposta em relação às cobranças feitas pelo SINDACS-AL.