Representantes sindicais conversaram com líder do Governo na Câmara, Vereador Samir Malta, e definiram audiência pública para março
Com o objetivo de cobrar do poder público municipal um posicionamento sobre os males causados pela reforma da previdência para os funcionários públicos da capital e expor a urgente reivindicação sobre o reajuste salarial dos trabalhadores, o Movimento Unficado dos Servidores Públicos de Maceió se reuniu em frente à Câmara de Vereadores na tarde desta terça-feira (18).
Na ocasião, os representantes sindicais ocuparam a Câmara. A medida foi tomada para chamar a atenção dos vereadores presentes durante a sessão, sobre as reivindicações que motivaram o ato. O grupo, formado por várias entidades representativas de diferentes categorias do funcionalismo público de Maceió, vem cobrando da prefeitura a reposição salarial (data-base) e o pagamento das progressões por título e mérito, que não são feitos há três anos.
O ato foi articulado após uma reunião realizada no
dia 12 de fevereiro, onde foi apresentado um parecer contábil contendo informações originais do sistema de informação do setor público brasileiro e também números oficiais da Prefeitura de Maceió. De acordo com o mestre em contas públicas, Diego Farias, o material constata que o exercício financeiro do município em 2019 apresenta uma situação saudável e, por isso, as reivindicações das categorias representadas pelo Movimento Unificado podem ser atendidas.
O grupo conseguiu se reunir com o vereador Samir Malta, que é líder do Governo na Câmara, além de outros vereadores. De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL), Fernando Cândido, após discussão sobre as reivindicações, ficou acordado que haverá uma audiência pública para discutir a reforma da previdência. "Inclusive, a audiência já está agendada para o dia 09 de março às 08h aqui na Câmara Municipal de Maceió. O vereador Samir Malta também garantiu que antes dessa audiência pública, as entidades que representam o grupo de servidores vão se reunir com a equipe do prefeito Rui Palmeira para discutir também a data-base", informou.