segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Lideranças sindicais se reúnem para discutir mudanças na previdência de Maceió

Diretor do SINDACS-AL, Nelson Cordeiro, participou do encontro nesta segunda-feira (16)

    Lideranças da Comissão Sindical dos Servidores do Município de Maceió se reuniram na manhã dessa segunda feira, dia 16 de dezembro de 2019, na sede do IPREV (Instituto de Previdência do Município de Maceió), para discutir mudanças na previdência do município de Maceió.

    Fabiana Toledo, presidente do IPREV, apresentou aos sindicatos dados estatísticos e financeiros do órgão.  Segundo a presidente, dos dois fundos existentes (Financeiro e previdenciário), o previdenciário é superavitário e o financeiro deficitário, cabendo ao tesouro municipal um aporte de 15 milhões/mês para manter os benefícios.
   
    O diretor do SINDACS-AL (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas), Nelson Cordeiro, cobrou da presidente explicações em relação às contribuições patronais referentes aos inadimplentes, pois um dos fatores que contribuem para as dificuldades financeiras da previdência, é a regularidade dessas contribuições. De acordo com a presidente, existe um parcelamento dos débitos dos órgãos. 

    O município inicialmente pretende encaminhar um  PL à Câmara, para aumento da alíquota de 11 pra 14 %. Outras mudanças só acontecerão após aprovação da PEC paralela que está em tramitação no Congresso Nacional.