quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

SINDACS-AL recebe vereador Cleber Costa para discutir sobre greve dos ACE de Maceió

Encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), na sede do sindicato. Vereador demonstrou preocupação e apoio aos trabalhadores

    O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL), Fernando Cândido, e o diretor financeiro Nelson Cordeiro, receberam na manhã desta quinta-feira (12) na sede do sindicato a visita do vereador Cleber Costa, que tomou nota dos detalhes que envolvem a greve dos agentes de combate às endemias de Maceió. 
    Na ocasião, o vereador demonstrou preocupação e ofereceu apoio aos trabalhadores que estão com suas atividades paralisadas parcialmente. Ele se prontificou a colocar as reivindicações da categoria em pauta ainda nesta quinta-feira, durante sessão na Câmara de Vereadores. 
    Entre os assuntos ligados à greve discutidos durante a reunião, foi pontuada a preocupação com a saúde da população no período de aumento de casos de doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Também foi lembrado que a greve foi postergada por muito tempo e que a decisão por sua deflagração só foi tomada quando a categoria já não tinha outra alternativa. 

ENTENDA O CASO
    A paralisação parcial das atividades dos agentes de combate às endemias teve início em setembro desse ano e está relacionada ao não cumprimento da implantação do piso salarial da categoria em Maceió, com base na Lei Federal 13.708/18.
    Os agentes recebem R$ 1.100,00 em média, enquanto o piso salarial dos agentes de saúde em todo o Brasil é de R$ 1.250,00 (com progressão prevista para os próximos anos).
    Até o presente momento, não houve nenhuma resposta positiva por parte da prefeitura de Maceió.