terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Prefeitura de Maceió descumpre medida cautelar e ACE fazem ato cobrando salários descontados por dias de paralisação


Dias de greve foram descontados da folha de pagamento, mesmo com parecer favorável aos trabalhadores, sob pena de 5 mil reais, em documento assinado por desembargador

            Na manhã desta terça-feira (03), os agentes de combate às endemias, em greve desde o mês de setembro, realizaram um ato em frente à Secretaria Municipal de Gestão de Maceió. A mobilização teve como objetivo cobrar da gestão o ressarcimento dos valores descontados pelo período de paralisação.

            Os trabalhadores deflagraram greve após inúmeras tentativas de negociação para a adequação do piso salarial da categoria ao praticado nacionalmente, de acordo com a Lei Federal 13.708/18. Há mais de um ano a categoria e o Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Maceió vem cobrando essas mudanças, sem sucesso.

            O desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), Fábio José Bittencourt Araújo, deferiu no dia 26 de novembro uma medida cautelar que deveria ser favorável aos agentes de combate às endemias da capital.

No documento foi pontuado que o município de Maceió deve se abster de efetuar os descontos na remuneração dos servidores grevistas, “tendo em vista a discussão quanto à legalidade do movimento paredista, ao menos até o julgamento de mérito da presente demanda, sob pena de multa diária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por dia de descumprimento”, o que desqualifica a tentativa da prefeitura de realizar os cortes com base no relatório de ponto dos trabalhadores. No entanto, de acordo com o diretor do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Nelson Cordeiro, os descontos foram programados na véspera do parecer, o que acarretou na falta de pagamento dos dias referentes à paralisação.

Para que os valores sejam devidamente pagos, deve ser elaborada uma folha suplementar. O ato realizado nesta terça-feira foi uma forma de chamar a atenção da gestão municipal para as reivindicações da categoria. Como resposta, foi agendada para a próxima quarta-feira (04) às 11h, uma reunião entre as representações do Movimento Unificado e a Prefeitura, com o objetivo de solucionar o problema.