segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Assembleia Geral discute pautas relacionadas à greve dos agentes de endemias de Maceió



Movimento Unificado dos Agentes de Saúde reuniu categoria nesta segunda-feira (09) para atualizar trabalhadores sobre atividades durante paralisação

            O Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Maceió reuniu a categoria dos agentes de combate às endemias da capital na manhã desta segunda-feira (09). O objetivo foi discutir pautas relacionadas à paralisação parcial das atividades desses profissionais, que já dura quase três meses, sob a reivindicação da adequação do piso salarial da categoria ao praticado nacionalmente, de acordo com a Lei Federal 13.708/18.

            Entre os assuntos, foi discutida a mobilização realizada pelo movimento unificado e categoria, com o objetivo de cobrar da gestão o ressarcimento dos valores descontados pelo período de paralisação. A iniciativa da prefeitura foi ilegal, de acordo com o parecer do desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), Fábio José Bittencourt Araújo, que em 26 de novembro deferiu uma medida cautelar favorável aos agentes de combate às endemias da capital.

            De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de
Maceió, Fernando Candido, a articulação do Movimento Unificado diante da situação conseguiu contornar o problema dos pagamentos em tempo hábil. “A nossa articulação fez com que o município reparasse o grande erro que estava cometendo e a determinação judicial fui cumprida, ressarcindo os agentes por meio de uma folha suplementar que saiu no último sábado, dia 07 de dezembro”, comentou.

            Outro assunto abordado foi a necessidade da continuidade da prestação parcial dos serviços realizados pela categoria como forma de manter a legalidade da greve, mas também a importância de manter o foco na luta pelos direitos dos trabalhadores.

            Para dar continuidade às atividades de greve, a categoria vai se reunir em frente à Secretaria Municipal de Gestão de Maceió (SEMGE), no dia 18 de dezembro a partir das 08h.


MOVIMENTO UNIFICADO

O Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Alagoas é composto pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL), Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas (SINDAS), Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social - Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (SINDPREV-AL) e pela Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Maceió (AACEM).