A categoria tem lutado por o reajuste do piso salarial em Maceió-AL
O Movimento Unificado dos Agentes de Maceió, composto pelo SINDACS-AL, SINDAS, AACEM e SINDPREV foi criado com a finalidade de unir a categoria a partir da unidade de ação das entidades representativas da categoria para lutar por o reajuste do piso salarial nacional da categoria.
A Lei Federal 13. 708/18, dispõe sobre o reajuste do piso salarial dos agentes, de forma escalonada de janeiro de 2019 a janeiro de 2021.
Porém, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, não tem cumprido a lei. Apesar dos recursos serem do Governo Federal. As entidades subscreveram juntas, um pedido de audiência ao prefeito, a 15 dias. Mas não houve retorno por parte de Rui Palmeira.
O presidente do SINDACS-AL, Fernando Cândido, esteve reunido com os representantes do Movimento Unificado dos Agentes de Maceió. "Pedimos uma audiência mais uma vez como forma de demonstrar que estamos abertos ao diálogo e que somos complacentes, mas não fomos atendidos. Não nos resta outra alternativa se não mobilizar a categoria." Afirmou o presidente.
Na sexta-feira (26/07), as entidades vão se reunir para definir um calendário de protesto e uma assembléia geral para analisar a proposta de greve geral.