sexta-feira, 16 de abril de 2021

Projeto de implantação do Previne Brasil é encaminhado ao Conselho Municipal de Saúde de União dos Palmares

 A secretária de saúde, Geany Vergeth, encaminhou o projeto na última quarta-feira (14), após reivindicações do SINDACS-AL em parceria com o  SINTPMUP e uma comissão formada por ACS e ACE


Após as reivindicações encabeçadas pelo SINDACS-AL em parceria com o  SINTPMUP e uma comissão formada por agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, com o objetivo de implantar o Previne Brasil em União dos Palmares, um projeto de gratificação por desempenho junto ao programa foi encaminhado ao Conselho Municipal de Saúde na última quarta-feira, dia 14 de abril de 2021.

O diretor executivo do SINDACS-AL, Manoel Sarmento, o presidente do SINTPMUP, Tita, e a comissão de ACS e ACE, haviam participado de uma reunião no dia 30 de março deste ano, na sede da Secretaria de Saúde de União dos Palmares. Na ocasião, o grupo conversou sobre a implantação do referido programa com o procurador da saúde do município, Alex Devws (que participou do encontro representando a secretária da pasta, Geany Vergeth) e com o coordenador de planejamento e monitoramento, Fábio Monteiro.

O Previne Brasil substituiu o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e garante o pagamento por desempenho aos trabalhadores do Programa Saúde da Família (PSF).

Após inúmeras discussões anteriores na tentativa de implantar o novo modelo de pagamento por desempenho, a secretária municipal de saúde, Geany Vergeth, atendeu a solicitação da comissão e apresentou um projeto durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com Manoel Sarmento, a comissão formada pelo SINDACS-AL, SINTPMUP e agentes, precisa cobrar a aprovação do projeto. “Agora nós precisamos continuar lutando para que o Conselho Municipal de Saúde aprove o projeto de implantação do Previne Brasil o mais breve possível, assim todos os profissionais serão contemplados e a população será ainda mais beneficiada com a melhoria do sistema de atendimento ao usuário. Juntos somos fortes e unidos venceremos sempre”, concluiu.