quinta-feira, 8 de abril de 2021

Piso salarial dos ACE volta à pauta em reunião entre SINDACS-AL e secretário de saúde de Maceió

 Durante uma videoconferência realizada na última quarta-feira (07), o presidente Nelson Cordeiro cobrou um posicionamento da gestão municipal sobre o direito trabalhista garantido pela Lei Federal 13.708/18


O SINDACS-AL, representado pelo presidente Nelson Cordeiro e pelo secretário Sérgio Leandro, se reuniu por meio de videoconferência com o secretário de saúde de Maceió, Pedro Madeiro, na tarde da última quarta-feira (07). O principal objetivo do encontro foi retomar a discussão sobre a implantação do piso salarial dos agentes de combate às endemias do município.

A reivindicação tem base na Lei Federal 13.708/18, que estabelece a implantação do piso salarial para agentes de saúde e de combate às endemias em todo o Brasil, porém a prefeitura de Maceió não cumpre com a lei e paga aos trabalhadores um valor abaixo do praticado nacionalmente. De acordo com Nelson Cordeiro, o sindicato já havia conversado sobre o assunto com o secretário em fevereiro deste ano. “Ele havia pedido um prazo de trinta dias para nos dar um retorno sobre o assunto, por isso solicitamos uma nova reunião”, explicou.

Em resposta, Pedro Madeiro informou que está formando uma comissão para se reunir com a Procuradoria Geral do Município (PGM), a Secretaria Municipal de Economia (SEMEC) e a Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE), para discutir sobre o assunto.

“Eu argumentei que se ele priorizar um parecer da PGM, provavelmente nada será feito. Por ser um órgão extremamente jurídico e legalista, ela será contrária às nossas reivindicações como vem fazendo desde o início da nossa luta”, pontuou o presidente do SINDACS-AL, que destacou a importância da boa vontade política do prefeito JHC e do secretário de saúde na luta pela implantação do piso. “Muitos trabalhadores da nossa categoria recebem apenas R$ 1.100,00 (mil e cem reais) por mês. Com os descontos previdenciários esse valor fica ainda menor”, lamentou.

Segundo Nelson Cordeiro, o secretário reforçou a necessidade de formar a comissão e se reunir com os três órgão municipais mencionados, mas se comprometeu a defender o direito dos agentes. “Agora vamos aguardar um novo posicionamento da gestão e continuar lutando para que a Lei Federal 13.708/18 seja cumprida e a categoria possa ser beneficiada com o reajuste o mais breve possível”, concluiu.