terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Dirigentes da FENASCE se articulam em Brasília em defesa da categoria.


Além da garantia do repasse federal para o pagamento do novo piso salarial dos ACS e ACE, a aprovação da PEC 22 é a nova bandeira de luta da federação.

Por: Assessoria

A FENASCE- Federação Nacional dos Agentes de Saúde e de Combate as Endemias, através de seu Presidente Luís Cláudio e dos diretores executivos; Robson Góis e Fernando Cândido estão em Brasília nessa terça-feira (05) para cumprir uma agenda positiva em favor da categoria.

Logo pela manhã a FENASCE se reuniu com a Assessoria Técnica do DAB - Departamento de Atenção Básica do Ministério da saúde onde obtiveram a confirmação do repasse dos recursos federais para pagamento do piso dos ACS e ACE, com reajuste. Logo em seguida, os dirigentes nacionais estiveram no Congresso Federal na articulação pela tramitação da PEC 22 – Projeto de Emenda Constitucional que estabelece um piso salarial nacional de R$ 1.600,00 para jornada de 40 horas semanais com data/base em 1º de Janeiro e reajuste pela variação do INPC.

A PEC foi aprovada por uma comissão especial na Câmara, faltando agora ser votada pelo Plenário da Câmara e depois no Senado.

No final da tarde os líderes sindicais estiveram apoiando do ato em favor da Justiça do Trabalho, ameaçada de extinção pelo Governo Bolsonaro. O evento aconteceu no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados e contou com a participação de Magistrados, Procuradores, Servidores, Advogados e Sindicalistas de várias partes do país.

A agenda positiva em favor da categoria continuará amanhã com uma audiência no Ministério da saúde.