quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Assembléia Geral Unificada dos Servidores Públicos Municipais tem participação efetiva dos ACS e ACE em Maceió.


Por: Ascom/SINDACS-AL

Aconteceu na manhã dessa quarta-feira (20), no auditório do Sindicato dos Bancários, a Assembléia Geral Unificada dos servidores públicos municipais de Maceió, que teve como ponto de pauta a campanha salarial/2019 e a reformada previdência.

Na oportunidade, o Presidente do SINDACS-AL Fernando Cândido agradeceu a participação efetiva dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate as Endemias (ACE), ao tempo em que ressaltou que após uma luta árdua, a categoria conquistou o reajuste do piso salarial nacional da categoria que estava defasado há 04 anos.

“É uma satisfação imensa ver todos os municípios cumprirem a legislação e reajustar o piso dos Agentes, mas infelizmente o Prefeito de Maceió Rui Palmeira na contramão da história, já se posicionou contrário ao referido reajuste” – Lamentou Fernando.

O Presidente do SINDACS-AL deu continuidade dizendo que embora só hoje tenha chegado o texto da reforma previdenciária no Congresso, o que vazou foi suficiente para perceber que a reforma é prejudicial a toda sociedade, porém, extremamente nociva aos ACS e ACE, uma vez que acaba com a aposentadoria especial para quem trabalha em ambientes insalubres, como é o caso dos Agentes.

Fernando Cândido ainda esclareceu que a atual legislação garante ao servidor público que trabalha em ambiente insalubridade e que contribuiu pelo menos com 15 anos com a previdência, tendo 25 anos de exercício da função ininterrupto, tem direito a aposentadoria especial. Entretanto, a reforma da previdência do atual Governo Federal, além de aumentar o tempo mínimo de contribuição de 15 para 20 anos, o tempo de exercício da função insalubre de 25 para 30 anos, e de estabelecer a idade mínima de 55 anos, agora também exige que o trabalhador comprove os danos causados a saúde em decorrência do trabalho insalubre.

“Portanto, precisamos mobilizar a categoria e a classe trabalhadora como um todo contra o arrocho salarial do Prefeito Rui Palmeira e a reforma da previdência do Governo Bolsonaro” – Concluiu o Presidente do SINDACS-AL.

Ao final da assembléia, o conjunto dos servidores que estavam preparados para ir as ruas em ato de protesto deliberaram por aguardar a reunião com o Secretário Municipal de Gestão Reinaldo Braga que também é coordenador da mesa municipal de negociação de Maceió agendada para dia 26/02.