sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Após reunião com Sindacs-AL, prefeito de Pão de Açúcar se compromete a regularizar remunerações

 Nelson Cordeiro e Fernando Cândido participaram de reunião com Jorge Dantas, na quinta-feira (22)


Na base do diálogo, os dirigentes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), presidente Nelson Cordeiro, e diretor-executivo e Secretário da Fenasce, Fernando Cândido, conquistaram do prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, o comprometimento da resolução das pendências referentes relação a implantação do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias (ACS e ACE) durante uma reunião nesta quinta-feira (22). 

Em 20 de julho de 2022, o prefeito sancionou a Lei nº623, que regulariza o piso salarial nacional dos ACS e ACE, de acordo com a Emenda Constitucional 120, de 5 de maio de 2022. Segundo Nelson Cordeiro, o trabalho do Sindacs-AL é estar sempre solicitando a devida valorização e os direitos dos servidores públicos municipais. 

“Existe lei no âmbito do município, que dispõe sobre o pagamento dos dois salários mínimos no início da carreira dos ACS e ACE. Atualmente, o prefeito está pagando um complemento e não é isso o que prevê a legislação. Mas nossos esforços tiveram resultados positivos e o prefeito se comprometeu em regularizar os salários em janeiro de 2023, inclusive pagando o proporcional do terço das férias, da insalubridade e do 13º”, explicou. 

O momento aconteceu após a intermediação do presidente da Câmara Municipal de Pão de Açúcar, vereador Diego Farias, que na sexta-feira (16), atendeu a categoria e se dispôs a falar com o chefe do Poder Executivo. Além do prefeito, dos representantes dos trabalhadores e do presidente da Casa Legislativa; participaram do encontro o secretário municipal de Saúde, Dr. Augusto Cesar, e a secretária municipal de Finanças, Waleska Nobre. O coordenador municipal do Sindacs-AL, Baibo, não participou, pois está doente. 

Após o evento, os dirigentes sindicais se reuniram com os trabalhadores e passaram todos os informes.