segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Sindacs-AL realiza Assembleia Geral em Atalaia

 ACS e ACE tiram dúvidas e deliberam atividades de luta


O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL) realizou uma Assembleia Geral com os agentes comunitários de saúde e agente de combate às endemias (ACS e ACE) de Atalaia, na tarde desta segunda-feira (12), com o objetivo de discutir a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) da Saúde, o incentivo anual, a insalubridade e a Emenda Constitucional 120, de 5 de maio de 2022.

O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, coordenou o evento acompanhado do diretor da Fenasce e do Sindacs-AL, Fernando Cândido, do diretor Edvaldo Gonçalves, do coordenador municipal Anderson Nunes e do advogado Carlos Palagani. O momento serviu para explicar todos os assuntos e deliberar as próximas atividades.  

A readequação do PCC da Saúde, de acordo com a EC 120/22 é uma solicitação feita ao longo do ano no Município e de acordo com Nelson Cordeiro está em vias de aprovação. “Foi uma década de luta para conquistar nosso piso salarial nacional. Em Brasília conquistamos nosso espaço e valorização, agora é a vez dos municípios reconhecerem esses servidores públicos municipais tão importante para a saúde básica”, relatou.

Fernando Cândido falou sobre a conjuntura nacional da EC 120/22. “Por todo o Brasil a remuneração dos ACS e ACE estão sendo reajustadas com base legal. Os dois salários mínimos vigentes deve ser o salário base dos agentes e por isso nossa luta a cada dia é vitoriosa nos quatro cantos de Alagoas, com certeza não será diferente em Atalaia”, disse.

 Após inúmeras reuniões e manifestações, a categoria conquistou notoriedade e para Edvaldo Gonçalves isso é muito importante. “Nosso pleito está sendo atendido e além do piso salarial nacional ficar no início da tabela, estamos pleiteando o incentivo anual do Previne Brasil e a insalubridade”, afirmou.

Anderson Nunes contou sobre a importância da categoria unida. “Apesar de existirem diversos sindicatos, os trabalhadores decidem ao lado de quem querem lutar. E o Sindacs-AL é uma ótima opção, pois fazemos tudo com muita seriedade e persistência para alcançar nossos objetivos”, reforçou.

Por fim, os dirigentes sindicais realizaram sorteio de brindes, de canecas dos 23 anos do Sindacs-AL, deram camisetas e decidiram que na próxima quarta-feira (14) vai acontecer uma Assembleia Geral para deliberar sobre o PCC da Saúde elaborado pelo Executivo Municipal.