sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

ACS e ACE chamam atenção para falta de compromisso com o piso salarial nacional em Pão de Açúcar

 Trabalhadores querem que o prefeito pague o salário de acordo com a Emenda Constitucional 120/2022


Na manhã desta sexta-feira (16), os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias (ACS e ACE), pediram que os vereadores fossem mediadores para a realização do pagamento do piso salarial nacional como vencimento base da categoria, na Câmara Municipal de Pão de Açúcar. O momento contou com a participação do presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Nelson Cordeiro, e do diretor do Sindacs-AL e secretário da Fenasce, Fernando Cândido.

Uma comissão foi convidada para se reunir com o presidente da Casa Legislativa, vereador Diego Farias. De acordo com Nelson Cordeiro, em junho o prefeito Jorge Dantas sancionou a legislação que garante o pagamento do piso salarial nacional, mas até agora não está efetuando o pagamento conforme a Emenda Constitucional 120, de 5 de maio de 2022.

“Dei entrada com um pedido de providências no MPF e no MPE e agora estamos solicitando que os vereadores intercedam para que o Poder Executivo cumpra o direito constitucional da categoria, que também está estabelecida na legislação municipal. Só queremos que a lei seja cumprida!”, ressaltou.

Diego Farias informou que tinha algumas dúvidas sobre esta situação, mas que agora conseguiu esclarecer e que é do seu interesse colaborar com a luta dos trabalhadores e se comprometeu em agendar uma reunião com o prefeito.