quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Sindacs-AL cobra incentivo de fim de ano para ACS e ACE de Maragogi

 Alex Silva esteve reunido com prefeito e secretários na quarta-feira (21), no gabinete do prefeito


O adicional de final do ano dos agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias (ACS e ACE) de Maragogi, foi a pauta da reunião realizada entre o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Alex Silva, o prefeito Sérgio Lira; o secretário municipal de Saúde, Dr. Francisco Carlos Lins; e a secretária de Administração, Ivanize Calaça; na quarta-feira (21), no gabinete do Prefeito.

O incentivo financeiro é um valor enviado pelo Ministério da Saúde para as prefeituras, como uma parcela extra no final do ano com o objetivo de valorizar os ACS e ACE. De acordo com Alex Silva ficou determinado que em fevereiro será encaminhada uma lei para a Câmara Municipal de Maragogi com o intuito de dividir o repasse entre trabalhadores e compras de equipamentos.

“O prefeito nos informou que 50% do repasse será dividido entre os efetivos e os contratados e os outros 50% será investido como estratégia de compras de equipamentos individuais de proteção (EPI’s), fardamentos e entre outros itens necessários para a prestação de serviço”, explicou.

O valor da parcela denominada Incentivo Financeiro Adicional (IFA) é enviada para todas as prefeituras e deve ser pago aos ACS e ACE, com base legal no parágrafo único do Decreto nº 8.474 de 22 de junho de 2015, na Lei Federal nº 12.994 de 17 de junho de 2014, e no Art 9º C, §4º da lei Federal nº 11.350 de 5 de outubro de 2006.