terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Sindacs-AL acompanha votação de criação da Lei Delegada em Maceió

 Dirigentes sindicais participaram da tramitação do Projeto de Decreto Legislativo para garantir que nenhum direito ou benefício seja retirado dos agentes comunitários de saúde ou dos agentes de combate às endemias


 

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Nelson Cordeiro, e o diretor Sérgio Leandro, acompanharam a sessão extraordinária, que aconteceu nesta terça-feira (3), na Câmara Municipal de Maceió, em Jaraguá. Com a participação de 23, dos 25 vereadores, o Projeto de Decreto Legislativo, que cria a Lei Delegada foi aprovada em caráter de urgência.

 

Conforme o PL, a lei concede ao prefeito, JHC, o poder de alterar a atual estrutura da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal. Nelson Cordeiro informou que após a votação, os líderes sindicais se reuniram com os vereadores Dr. Valmir e com o relator da proposta, Marcelo Palmeira, para entender se existe a possibilidade de alguma perda de direito ou benefício dos agentes comunitários de saúde ou dos agentes de combate às endemias.

 

“Os legisladores municipais nos garantiram que esta autorização não modifica a estrutura do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) dos servidores públicos municipais. Participamos dos bastidores do Poder Legislativo e vamos permanecer vigilantes a qualquer projeto de lei que possa prejudicar a categoria”, relatou.

 

O projeto da Lei Delegada foi aprovado com duas emendas de autoria do vereador Marcelo Palmeira. Uma proíbe a criação de novas despesas para o Município e a outra emenda diminui de 180 dias para 100 dias o prazo da delegação.