sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Em São José da Tapera, dirigentes do Sindacs-AL solicitam melhorias no PCC dos ACS e ACE

 Líderes sindicais se reuniram com o prefeito Jarbas Pereira na quinta-feira (12)


Com o objetivo de obter uma resposta sobre a atualização do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias (ACS e ACE), de São José da Tapera, o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Nelson Cordeiro; o diretor da Fenasce, Fernando Cândido; o diretor municipal de Major Izidoro, Antônio Samarone; e o diretor municipal e vereador por Major Izidoro, Nido Felix, participaram de uma reunião com o prefeito, Jarbas Pereira, na quinta-feira (12). 

O Sindacs-AL solicita uma resposta sobre a implantação do piso salarial nacional da categoria, sendo o salário inicial na carreira. De acordo com Nelson Cordeiro as negociações com o prefeito começaram em julho de 2022, com o compromisso de em novembro de 2022 obter um realinhamento no PCC, sendo que a reunião só aconteceu agora, em janeiro. 

“O prefeito implantou o piso dos ACS e ACE como complemento, mas deve ser no inicio da carreira. Ele está argumentando que o Município não tem dinheiro, pois houve queda da arrecadação do FPM, mas os recursos para a implantação do piso são oriundos do Ministério da Saúde”, explicou. 

Após muita argumentação, o prefeito se comprometeu em receber o sindicato para realizar uma nova rodada de negociação. 

Após a reunião com o chefe do poder Executivo, os dirigentes sindicais se reuniram com os trabalhadores, no Telecentro de São José da Tapera. “O piso está na lei e deve ser cumprindo. A proposta do prefeito foi avaliada e decidimos dar um voto de confiança e aguardar a implantação o aumento no mês de fevereiro e uma nova rodada de negociações para março”, informou Nelson.