sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Trabalho do Sindacs-AL garante incentivo de final de ano aos ACS e ACE de Marechal Deodoro

 Após solicitações dos dirigentes sindicais, prefeito Cacau atende as demandas da categoria e começa pagamento do “14º”


Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias (ACS e ACE) de Marechal Deodoro, receberam uma ótima notícia na quinta-feira (5). O prefeito Cacau informou o pagamento do incentivo de final de ano, considerado o 14ª da categoria, neste mês de janeiro. Tudo isso, é fruto da luta do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), que por meio do diálogo com a gestão do Município, representou os interesses dos trabalhadores e conquistou maior valorização.

O diretor executivo do Sindacs-AL e coordenador no Município, José Sebastião, falou sobre o compromisso do sindicato com os trabalhadores, que está sempre em busca de melhorias para a classe dos agentes. “Ficamos imensamente agradecidos pela forma como o prefeito tem atendido as nossas demandas e reassumimos o nosso compromisso em continuar com o mesmo empenho, em 2023”, ressaltou.

O Sindacs-AL foi protagonista nas solicitações do piso salarial nacional, implantado em 2022 e pago com retroativos; e esteve à frente dos pedidos do enquadramento dos agentes, que há oito anos aguardavam suas progressões. Mês passado, o chefe do poder Executivo cumpriu a promessa firmada com os trabalhadores por meio do sindicato e regularizou as progressões.

Sebastião agradeceu a dedicação do secretário municipal de Saúde, Sival Clemente, da comissão do PCCR e do vereador André Bocão, para que o incentivo de final de ano, um repasse do Ministério da Saúde para os municípios, fosse repassado aos agentes. Em Marechal Deodoro, a legislação municipal avaliza o pagamento por meio do cumprimento de alguns critérios.

“É uma satisfação ser protagonista nesta luta e ter aliados no Legislativo e no Executivo municipal. Em 2021 e 2022, a Prefeitura de Marechal Deodoro decidiu repassar integralmente os valores do incentivo de final de ano, como forma de valorizar o serviço prestado pela categoria durante a pandemia e as fortes chuvas”, contou.

Para 2023 os líderes do Sindacs-AL acreditam na conquista de avanços no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Saúde, que é uma reivindicação tratada em diversas reuniões.