sábado, 21 de janeiro de 2023

Presidente Lula regulamenta profissão dos agentes comunitários de saúde e agentes comunitárias de endemias

 Fernando Cândido acompanhou cerimônia de assinatura, no Palácio do Planalto


Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias (ACS e ACE) conquistaram a regularização da categoria como profissional de saúde, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva  sancionar o Projeto de Lei 1.802/2019, na sexta-feira (20), durante uma solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília.

O diretor executivo do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL) e da Fenasce, Fernando Cândido, acompanhou o momento com líderes sindicais de todo o Brasil e comemorou com entusiasmo a vitória da categoria.  

“Acompanhar esta regulamentação consolida a luta árdua da qual o Sindacs-AL é parte integrante. Participamos ativamente, conversando com os líderes dos partidos e com cada deputado, sobre a importância dos ACS e ACE serem considerados profissionais da saúde. Hoje, consolidamos esse direito e temos a certeza de que vale a pena lutar”, refletiu.

De acordo com a Constituição Federal, apenas professores e profissionais da saúde podem acumular dois cargos públicos, desde que o horário seja compatível. Dessa forma, a nova regra irá beneficiar cerca de 400 mil trabalhadores, que estarão inseridos na Lei 11.350, de 2006, a qual regulamenta a atividade.