Na manhã da última quarta-feira (17), o diretor executivo do SINDACS-AL, Manoel Sarmento, e outros líderes sindicais que compõem o Movimento Unificado dos Servidores Público de Rio Largo (Cristina Vasconcelos do SINDPREV-RL, Ailton Renovato do SINDSERP-RL e Eurides Café do SINEAL), participaram de uma reunião do Conselho Municipal de Saúde no Colégio Judith Paiva, onde foram colocadas como pautas de reivindicação a emissão do comprovante do ponto eletrônico por meio de recibo ou e-mail, como também o cumprimento da Resolução CMS de Rio Largo N° 066 de 18 de fevereiro de 2020, onde foi aprovado o pagamento do incentivo aos agentes comunitários de saúde (ACS) no valor de R$ 1,00 (um real) por pessoa cadastrada ou recadastrada, independente do seu vínculo empregatício.
De acordo com Manoel Sarmento, as pautas em questão já haviam sido requeridas e debatidas durante a última assembleia geral, realizada em setembro de 2021. “Já durante a reunião do CMS, os assuntos foram levantados pela companheira Cristiana Vasconcelos, no momento representando o movimento Unificado dos servidores públicos de Rio Largo”, contou.
Em resposta, o secretário de saúde, Aroldo Ferro, informou que vai solicitar ao setor de Recursos Humanos e à empresa que faz a administração do ponto eletrônico uma maneira de solucionar a situação, com a emissão de recibo ou de e-mail aos funcionários públicos. Ele afirmou, ainda, que o RH já está autorizado a fornecer o espelho do ponto para todos os funcionários que necessitarem.
Já em relação ao cumprimento da Resolução, o secretário prometeu solicitar ao CPD o relatório dos cadastros de cada agente de saúde. “Segundo o mesmo, não foi pago antes, pois não recebeu esses relatórios de 2020, como está sendo feito neste ano. A medida em que receber o relatório dos cadastros de 2021, estará efetuando o pagamento. Ele garantiu que será resolvida essa situação”, detalhou Manoel Sarmento.
Aproveitando o momento, o secretário de saúde ainda informou que o salário do mês trabalhado será pago na sexta-feira, dia 19 de novembro, e que a partir do dia 20 de dezembro o município estará de recesso e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão fechadas. Somente as secretarias funcionarão até o final do ano, bem como o drive thru do aeroporto para a vacinação contra a COVID-19. O retorno das atividades está previsto para o dia 03 de janeiro de 2022.
“Nós do SINDACS-AL parabenizamos a companheira Cristiana Vasconcelos e a todos os sindicatos que fazem parte do movimento Unificado dos servidores públicos de Rio Largo, pois juntos somos fortes e unidos venceremos sempre, só depende de cada um de nós. O sindicato somos todos nós!”, concluiu Manoel Sarmento.
O movimento Unificado dos servidores públicos de Rio Largo é composto por: SINDACS-AL, SINDPREV-AL/RL, SINDSERP-RL, SATEAL, SINEAL, SOEAL e CUT.