Na última terça-feira (23), o SINDACS-AL, representado pelo coordenador municipal Paulo da Silva, esteve reunido com o secretário de saúde de Chã Preta e com o procurador da região para discutir e fazer os últimos ajustes no Projeto de Lei que irá garantir o repasse de parte dos recursos do Previne Brasil para os agentes comunitários de saúde.
O Previne Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que passou a substituir o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e trata do pagamento por desempenho das equipes de saúde da família, nas quais os agentes comunitários de saúde estão inseridos.
Desde o início da transição dos programas, o SINDACS-AL, por meio do presidente Nelson Cordeiro, do diretor executivo Fernando Cândido, do advogado Felipe Zanotto e das demais representações estaduais e municipais, vem cobrando da gestão de Chã Preta e dos demais municípios alagoanos a garantia do benefício para a categoria.
O PL será apresentado à Câmara Municipal ainda esta semana em regime de urgência, para que não haja qualquer pedido de vista por parte dos vereadores. Desta forma, a implementação do projeto terá mais celeridade e os agentes terão acesso ao benefício o mais breve possível.