terça-feira, 7 de maio de 2019

SINDACS-AL estará na luta contra o corte de recursos nas UFs e IFs.


Sem dinheiro para água, luz, manutenção e materiais, universidades e institutos federais podem ter funcionamento inviabilizado.

Por: Ascom/SINDACS-AL

O corte de verbas orçamentárias linear para todas as instituições de ensino federais foi determinado pelo Ministro da Educação na semana passada.

A Universidade Federal de Alagoas teve um bloqueio orçamentário de aproximadamente R$ 40 milhões de reais dos recursos de custeio e capital. Foram efetivados bloqueios nas ações orçamentárias de funcionamento da Universidade, capacitação de servidores, recursos consignados ao Hospital veterinário da UFAL e funcionamento da Escola Técnica de Artes.

Já no IFAL, de acordo com o reitor Sérgio Teixeira, o corte foi de quase R$ 23 milhões com pagamentos de bolsas de pesquisa, extensão, ensino, custeio de limpeza, terceirizados, manutenção, vigilância, gasolina do veículo que leva alunos em visitas técnicas, energia, água e outras despesas e investimentos.


GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO EM 15 DE MAIO

Diante dessa ofensiva governamental, professores, estudantes e servidores públicos cruzarão os braços no próximo dia 15 de Maio e sairão às ruas contra os ataques à Educação pública que vem sendo desferidos pelo governo Bolsonaro. O ato contará com o apoio dos Agentes Comunitários e de Combate as Endemias que liderados pelo SINDACS-AL somarão forças nessa luta.

“O corte de recursos das Universidades e dos Institutos Federais representa um retrocesso sem precedentes. Estaremos juntos em defesa da Educação de nosso país” Disse o Presidente do SINDACS/AL - Fernando Cândido.