O presidente Nelson Cordeiro representou o SINDACS-AL e toda a categoria dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, durante a última reunião de 2021 do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que foi realizada na manhã desta segunda-feira (20) no Lar da Menina, em Maceió.
De acordo com Nelson Cordeiro, que também é membro do Conselho, participar presencialmente do encontro foi uma boa maneira de encerrar a agenda anual de atividades. “Ainda devido à pandemia, nós tivemos um ano muito difícil, onde a maioria das reuniões do CMAS foram realizadas de forma on-line. Hoje conseguimos nos reunir de forma presencial”, comentou.
O Conselho Municipal de Assistência Social foi fundado em 1996 por meio de uma Lei Municipal e é considerado um dos mais atuantes do Brasil. “O CMAS é um conselho deliberativo, por isso debatemos e analisamos tudo o que envolve as políticas de assistência social de Maceió, tanto na esfera pública quanto na privada. A assistência social é uma política de Estado onde o Governo, por meio dos CRAS, CREAS e outros equipamentos, além de instituições não governamentais, desenvolvem suas ações. Os principais assuntos trazidos pelas entidades e usuários da capital são debatidos e votados no Conselho", destacou o presidente do SINDACS-AL.
A última reunião do CMAS teve como objetivo debater as propostas relacionadas às políticas públicas de assistência social na capital e fazer um balanço do ano de 2021.