terça-feira, 8 de junho de 2021

Direitos dos servidores públicos são debatidos em reunião entre sindicatos e comissão da Câmara Municipal de Maceió

 Durante o encontro desta terça-feira (08), o Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Maceió pediu apoio na defesa da pauta de reivindicações urgentes


Na manhã desta terça-feira (08), o presidente do SINDACS-AL, Nelson Cordeiro, participou de uma reunião entre o Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Maceió e uma comissão de servidores da Câmara Municipal. O encontro, que foi mediado pelos vereadores Joãozinho, Teca Nelma e Dr. Valmir de Melo, teve como objetivo o pedido de apoio da casa na defesa da pauta de reivindicações mais urgentes.


Entre as cobranças feitas ao município estão a recomposição salarial pelo índice inflacionário, a retomada das progressões por mérito e titulação, a concessão imediata de aposentadorias, a reimplantação das consignações sindicais, a regularização da situação dos servidores redistribuídos pelos órgãos e secretarias.



Outra importante pauta, reforçada por Nelson Cordeiro, foi a implantação do piso salarial nacional para os agentes de combate às endemias de Maceió, um direito garantido pela Lei Federal 13.708/18, mas que vem sendo ignorado pela Prefeitura de Maceió desde a gestão anterior. “Nós precisamos que o prefeito JHC olhe para o caso com bons olhos e se sensibilize. Os agentes de endemias estão recebendo apenas R$ 1.100,00 (mil e cem reais), enquanto o valor adotado nacionalmente é de R$ 1.550,00 (mil quinhentos e cinquenta reais)”, afirmou.


Em resposta ao presidente do SINDACS-AL, os vereadores se mostraram favoráveis à pauta da implantação do piso salarial nacional dos ACE de Maceió, sobretudo Dr. Valmir de Melo e Teca Nelma, que também discursou sobre o direito da categoria.


Por fim, a comissão de servidores da Câmara Municipal de Maceió se mostrou favorável à pauta de reivindicações do Movimento Unificado e se propôs a participar das próximas discussões. “Eles querem acompanhar as lutas e participar ativamente das discussões, trazendo assim propostas para defender as nossas causas na Câmara de Vereadores e encaminhar soluções, cumprindo com o principal papel da comissão, que é valorizar os servidores”, concluiu Nelson Cordeiro.


MOVIMENTO UNIFICADO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE MACEIÓ

O Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Maceió é formado por: SINDACS-AL, SINMED, SINTEAL, SINDCOMARPH, SINDSAÚDE, SINDAS, SINDPSI, SINDSPREF, SINDGUARDA, SINEAL, SASEAL, SOEAL, SINDNUT, SINDPREV, SINDATRAN, FETAM e CUT.