Mesmo com aprovação na Câmara Municipal, Prefeitura ainda não implantou o incentivo por desempenho dos agentes
Na última sexta-feira (18), o SINDACS-AL, representado pelo presidente Nelson Cordeiro e pelos diretores executivos e coordenadores regionais Manoel Sarmento e Edvaldo Gonçalves, se reuniu com agentes comunitários de saúde de Craíbas para discutir sobre o pagamento do Previne Brasil referente ao ano de 2020, uma demanda ainda pendente desde a gestão anterior.
O Previne Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que passou a substituir o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e trata do pagamento por desempenho das equipes de saúde da família, nas quais os agentes comunitários de saúde estão inseridos.
Em Craíbas, o programa foi regulamentado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Teófilo Pereira, mas até o momento os pagamentos não foram regularizados. “Mesmo com a aprovação dos vereadores e do conselho municipal de saúde há mais de 15 dias, ainda não houve nenhum pagamento, por isso nos reunimos com a categoria para deliberar sobre essa situação”, explicou Nelson Cordeiro.
Durante a reunião, Manoel Sarmento e Edvaldo Gonçalves também discutiram com os agentes sobre as experiências nos municípios que coordenam. Outras pautas importantes, como o curso técnico, o piso salarial e a Emenda 22, que está em tramitação no Congresso Nacional, também foram lembradas.
“Consideramos uma reunião muito positiva, concluímos com a iniciativa de cobrar agilidade à prefeitura nos encaminhamentos documentados. Além do Previne Brasil, nós esperamos que o prefeito se sensibilize e coloque em prática o PCCV, que é um instrumento de valorização dos servidores”, concluiu Nelson Cordeiro.