sexta-feira, 16 de maio de 2025

Sindacs-AL cobra reajuste salarial durante reunião com prefeito de Rio Largo

Além do reajuste salarial que está defasado há nove anos, dirigentes sindicais solicitaram PCCVS, repasse de financiamento, incentivos, EPIs e melhores condições de trabalho



Na manhã desta sexta-feira (16), os diretores executivos do Sindacs-AL, Manoel Sarmento e Andréa Duarte, participaram de uma reunião com o prefeito de Rio Largo, Pedro Carlos. O encontro também contou com a presença do vereador Luzardo, dos chefes de gabinete Ricardo e José Carlos, além de representantes dos sindicatos Sindserp/RL e Sindprev/AL, e uma comissão de trabalhadores que abrange diversas áreas do serviço público municipal.

A pauta apresentada ao prefeito e sua equipe foi abrangente, visando melhorias significativas para os servidores, em especial os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Uma das cobranças mais urgentes foi o reajuste salarial, uma demanda que há nove anos não é atendida no município, causando uma defasagem nos vencimentos dos trabalhadores.

Outros pontos solicitados foram: a criação da lei municipal do PQAVS, um incentivo de produtividade para os agentes de combate às endemias, e o repasse correto do rateio do novo financiamento da Atenção Primária para todos os profissionais que compõem as equipes de Saúde da Família (ESF). Foi igualmente solicitada a elaboração e envio para votação da lei referente ao novo incentivo de qualidade, que substituiu o Previne Brasil.

De acordo com Manoel Sarmento, o Sindacs-AL também reforçou a necessidade do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCVS) com o piso salarial nacional da categoria como vencimento base, pediu a alteração nos critérios ou na forma do repasse do Incentivo Financeiro Adicional (IFA), para garantir que chegue de maneira justa aos ACSs e ACEs. “Nossa pauta foi extensa e incisiva para resguardar todos os direitos dos agentes e garantir melhorias nas condições de trabalho, entre elas também cobramos por fardamentos adequados e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, disse.

Sarmento expressou a satisfação com o tom do diálogo e destacou sua expectativa positiva no atedimento aos anseios dos trabalhadores por parte do chefe do Poder Executivo. "Foi uma reunião muito produtiva e saímos com a expectativa de que a gestão compreendeu a importância dessas demandas e, o mais importante, já temos uma data marcada para retornar e receber as respostas sobre cada ponto que solicitamos hoje. Isso mostra abertura ao diálogo, que é um passo fundamental para avançarmos nas conquistas", destacou. 

O Sindacs-AL reafirma seu compromisso em acompanhar de perto o andamento das solicitações apresentadas e seguir na luta por avanços para os agentes e demais servidores de Rio Largo.