Sindacs-AL reuniu ACSs e ACEs para conversar sobre aposentadoria especial e criar lista de demandas urgentes da categoria para tratar com o prefeito
O diretor executivo do Sindacs-AL, José Vieira Filho, se reuniu com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Teotônio Vilela, na manhã da quarta-feira (14). Durante o encontro, os agentes discutiram as principais demandas da categoria e conversaram sobre a regulamentação da aposentadoria especial.
De acordo com Vieira o momento foi importante para definir as pautas da categoria, que o sindicato levará para negociação junto à gestão municipal. “As demandas abrangem desde questões salariais e de incentivo até condições de trabalho e formação profissional”, explicou. Entre os pontos que serão apresentados ao prefeito Peu Pereira, estão:
Aplicação da Lei 15.014;
Pagamento do PQAVS (Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde), o incentivo anual da categoria;
Implementação do IFA (Incentivo Financeiro Adicional);
Fornecimento de protetor solar e fardamento adequados;
Recebimento do terço de férias antes do início do gozo;
Discussão sobre o novo financiamento da atenção primária e seus impactos na categoria;
Pagamento retroativo da insalubridade;
Entrega do kit necessário para o curso dos ACE.
Os ACSs e ACEs são a base da atenção primária e da vigilância em saúde em Teotônio Vilela. São eles que estão no dia a dia, visitando as casas, orientando a população e prevenindo doenças. O Sindacs-AL segue na luta para garantir que esses funcionários da Saúde tenham as condições adequadas de trabalho e o reconhecimento financeiro justo. As demandas definidas serão apresentadas formalmente à gestão municipal.