Sindicato cobra piso no início da tabela do PCCVS, repasse do novo financiamento e incentivos para os ACSs e ACEs do município
Nesta última quinta-feira (15), o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e o diretor executivo Manoel Sarmento estiveram em União dos Palmares para uma reunião com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O encontro teve como foco a discussão e o alinhamento das principais bandeiras de luta a nível municipal da categoria.
Durante a reunião, um dos principais temas debatidos foi a implantação correta do piso salarial nacional como vencimento base da tabela do Plano de Cargos, Carreira, Vencimentos e Salários (PCCVS) e a garantia das demais progressões salariais. Nelson Cordeiro reforçou que essa medida é fundamental para o reconhecimento do trabalho dos ACSs e ACEs.
“Vamos estar sempre mantendo o diálogo com a gestão municipal para intensificar a cobrança do repasse do rateio do novo financiamento da Atenção Primária, um recurso destinado para fortalecer as ações de saúde na base e que deve beneficiar os agentes. Além disso, vamos solicitar a criação de uma lei municipal específica para regulamentar o novo incentivo por qualidade, que substitui o antigo modelo do Previne Brasil, explicou.
Manoel Sarmento ressaltou a importância da organização da categoria e da atuação do sindicato na busca por esses direitos e deu boas-vindas aos novos 30 filiados. "É essencial que os agentes estejam unidos e bem informados sobre seus direitos e os recursos disponíveis. O Sindacs-AL está aqui para garantir que o piso seja aplicado corretamente desde o início da carreira, que os recursos do novo financiamento cheguem de fato até quem trabalha na ponta. Obrigado a todos pela confiança e podem ter certeza que estaremos sempre na luta por todos vocês", destacou.
A reunião em União dos Palmares reforça o compromisso contínuo do Sindacs-AL em estar presente nos municípios, ouvindo os agentes e agindo de forma decisiva para assegurar a implementação das leis federais e municipais para garantir melhores condições de trabalho e remuneração para todos os ACS e ACE de Alagoas.