sábado, 31 de maio de 2025

Por unanimidade, Nelson Cordeiro é reeleito presidente do Sindacs-AL

 Chapa União, Força e Luta foi eleita por aclamação durante Assembleia Geral


Nelson Cordeiro foi reeleito por unanimidade presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL) para a gestão 2025-2031. A votação ocorreu por aclamação durante Assembleia Geral, que elegeu a chapa única "União, Força e Luta", na sexta-feira (30). A continuidade de Nelson Cordeiro foi aceita por toda a diretoria, que concordaram em continuar e fortalecer um modelo de atuação pautado na liderança compartilhada, onde o protagonismo de cada membro da diretoria e dos próprios agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) é fundamental para a luta por direitos e valorização.

Com 36 diretores unidos e atuantes em todos os municípios alagoanos onde existem filiados e filiadas, o Sindacs-AL tem desempenhado um papel fundamental na defesa dos direitos e na busca por melhores condições de trabalho para a categoria. O diretor executivo, Fernando Cândido, ressalta que a reeleição de Nelson Cordeiro representa a confiança da categoria no trabalho que vem sendo realizado. 

"Essa recondução é um reconhecimento da nossa luta incansável por justiça e valorização. Continuaremos firmes na defesa dos nossos agentes, que são a linha de frente da saúde em Alagoas, levando cuidado e atenção a cada canto do nosso estado", afirmou.

O trabalho dos ACS e ACE é de suma importância para a saúde pública, atuando diretamente nas comunidades, prevenindo doenças, promovendo a saúde e orientando a população. Nelson Cordeiro destaca o protagonismo do sindicato na luta pela valorização da carreira e na melhoria da qualidade de vida, seja nacionalmente ou regionalmente, em cada município.  

“O Sindacs-AL desempenha um papel importante para garantir que os agentes tenham o suporte e as condições necessárias para exercerem suas funções com dignidade e eficácia, impactando positivamente na qualidade de vida da população alagoana. Como por exemplo nossa conquista pelo piso salarial nacional, pela capacitação a nível nacional e pelo pagamento dos incentivos financeiros. Além dos direitos conquistados, vamos além e estamos batalhando pela regulamentação da nossa aposentadoria especial”, explicou.

A diretoria União, Força e Luta vai continuar a lutar e avançar em Alagoas e no Brasil, fortalecendo a categoria em nível nacional e garantindo que as demandas dos ACS e ACE sejam ouvidas e atendidas em todas as esferas.  Diretoria Executiva 1. Presidente – Nelson Araújo Cordeiro 2. Vice-Presidente – Alex João da Silva 3. 1º Secretário-Geral – Sérgio Leandro Araújo de Oliveira 4. 2º Secretário-Geral – Maria Dilma Santana Silva 5. 1º Tesoureiro – Fernando C. do Nascimento 6. 2º Tesoureiro – Edvaldo Gonçalves Vieira 7. Diretor de Política Sindical – José Sebastião de Oliveira 8. Diretor de Formação Sindical – Manuel Messias Sarmento dos Santos 9. Diretor Sócio Cultural – Mario Junior Joaquim da Silva 10. Secretário de Organização – José Vieira Filho Diretoria Estadual 11. Andréa Soares Duarte 12. Alan Vilela dos Santos 13. Geraldo da Silva Cardeal 14. Antônio Alves da Rocha 15. Benedita Paulina dos Santos 16. Kaio Erick Machado Sabino Chagas 17. José Aparecido Vieira Rocha 18. José Aparecido Araújo 19. José Edenilzo dos Santos Silva 20. José Ivaldo de Oliveira Junior 21. José Lucas Gabriel Gomes Ferreira 22. Josenildo Tavares Lins 23. Lucicleide Maria da Silva 24. Reinildes Ramos dos Santos Feitosa 25. Sandro de Oliveira Pereira 26. Sebastião Ferreira da Silva 27. Valdiberto Silva dos Santos 28. Creusa Feitosa da Silva 29. Wanderson Carlos Nunes da Silva 30. Lucas Moreira Feitosa Conselho Fiscal – Titulares 31. Alessandro Noberto da Costa Carvalho 32. Adeilda Maria da Silva 33. Isabel Otaviano de Moura Conselho Fiscal – Suplentes 34. Jucilene dos Santos Rosa 35. Mônica Socorro Oliveira Marinho 36. Alexandre José dos Santos