segunda-feira, 5 de maio de 2025

Sindacs-AL participa de ato do dia 1º de maio na Orla de Pajuçara

Presidente Nelson Cordeiro destacou lutas nacional pela aposentadoria especial e em Maceió pela implantação do piso salarial nacional como vencimento inicial da carreira


A diretoria do Sindacs-Al esteve presente durante o ato do Dia do Trabalhador, na quinta-feira (1º), organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), na Orla da Pajuçara. O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, discursou durante o evento e destacou as lutas a nível nacional e municipal, entre elas o resgate da aposentadoria especial para todos os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do Brasil e a implantação do piso salarial nacional da categoria no Plano de Cargos e Carreiras de Maceió. 


“Os ACSs e ACEs de Maceió realizam um trabalho essencial para garantir a saúde da população e mesmo assim, esses profissionais não são valorizados. O diálogo está aberto com o prefeito JHC, mas ele nega nosso direito constitucional, que está na Emenda 120/2022. Em vez de ele pagar o piso nacional no valor de dois salários mínimos, ele paga apenas R$1.500,00 e complementa o restante”, relatou Nelson. 


Outra pauta destacada por Nelson Cordeiro foi sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/2021, que busca garantir aposentadoria especial para a categoria e que também visa assegurar que, após 25 anos de atuação exclusiva nessas funções, os ACS e ACE tenham direito a aposentadoria especial com pensão integral. “A PEC 14 está em andamento no Congresso Nacional e estamos na luta para reestabelecer este direito, que foi retirado durante a reforma da Previdência em 2019”, expôs. 


Centenas de trabalhadores estiveram no ato para defender o fim da jornada 6 por 1, a revogação da reforma trabalhista, pelo fim das desigualdade contra mulheres no ambiente de trabalho e a favor da taxação das grandes fortunas.