quinta-feira, 16 de julho de 2020

COVID-19: SINDACS-AL participa de reunião sobre retomada dos trabalhos de campo dos ACEs de Maceió

Diretor do sindicato, Nelson Cordeiro, e líderes do Movimento dos ACEs de Maceió, se reuniram com representantes da  Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Diretoria de Vigilância Sanitária (DVS) e da Coordenação de Endemias, na última quarta-feira (15)   

    O diretor do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas, Nelson Cordeiro, e líderes do Movimento Unificado dos Agentes de Endemias de Maceió, se reuniram, na última quarta-feira (15), com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Diretoria de Vigilância Sanitária (DVS) e da Coordenação de Endemias, para tratar de assuntos de interesse da categoria, com foco na retomada dos trabalhos de campo nesse período de pandemia da COVID-19.

    Na ocasião, foi deliberado que a DVS vai elaborar um vídeo contendo as devidas instruções para a realização dos trabalhos na atual conjuntura, levando em consideração questões como a higienização do material de trabalho, a distribuição de EPIs adequados (máscaras, álcool gel, luvas, etc), a possibilidade da testagem dos ACEs, a realização de visitas peridomiciliares (sem acesso ao interior das residências) e o respeito à distância mínima entre os agentes (2 m), com a possibilidade de cada ACE se deslocar de sua casa diretamente para o local de realização do trabalho, evitando aglomerações nos pontos de apoio (PAs).

    Os servidores que possuem comorbidades, que estão gestantes, lactantes ou que já possuem mais de sessenta anos, permanecerão afastados de suas atividades. O diretor do SINDACS-AL, Nelson Cordeiro, cobrou do município a regularização do fornecimento dos vales-transporte. Também foi debatido sobre a situaçao dos agentes que usam o transporte intermunicipal, que no momento não estão circulando. Em resposta, foi dito que os trabalhadores que estão em situações como essas não serão prejudicados.
   
    "Ressaltamos que o SINDACS-AL e o Movimento Unificado dos ACEs de Maceió segue firme e atuante para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores e da população de nosso município, afirmou Nelson Cordeiro.