quarta-feira, 1 de julho de 2020

COVID-19: SINDACS-AL pede apoio a vereadores de Canapi para reajuste permanente de insalubridade dos ACSs e ACEs após pandemia

Diretor Mário Júnior e Coordenador Ademir Damasceno estiveram na Câmara Municipal na última terça-feira (30),  para defender o reajuste definitivo de 10% para 20%

    O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL), representado pelo diretor Mário Júnior e pelo coordenador municipal Ademir Damasceno, se reuniu com vereadores do município de Canapi na última terça-feira, dia 30 de junho, com o intuito de solicitar o apoio dos representantes da câmara para estabelecer de forma permanente um novo percentual de insalubridade para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias da região.
    Os representantes do sindicato protocolaram um documento formalizando o pedido de apoio, onde está detalhado o Projeto de Lei em tramitação no município, sobre a adequação dos percentuais das taxas de insalubridade no período de pandemia da COVID-19.
    "O prefeito pretente aumentar a taxa dos ACSs e ACEs de 10% para 20% nesse período. O que estamos questionando é que o PL oferece um adicional de insalubridade temporário, porém os trabalhadores estão expostos a outros tipos de doenças durante o exercício de suas funções no dia a dia, independente do Coronavírus", comentou o diretor Mário Júnior.
    Outro ponto destacado é que, atualmente, os agentes recebem 10% de insalubridade, enquanto outros municípios já oferecem uma taxa de 20% permanente aos tabalhadores. 
    Com o encontro formalizado, o SINDACS-AL irá acompanhar os detalhes do pedido e seguir trabalhando para garantir a adequação da taxa de forma definitiva.