sexta-feira, 26 de junho de 2020

COVID-19: Segurança dos agentes de combate às endemias de Maceió é discutida por representantes sindicais


Secretaria Municipal de Saúde já prevê o retorno das visitas domiciliares. Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Maceió protocolou uma solicitação de reunião com a Coordenação de Combate às Endemias para garantir a segurança dos trabalhadores.


   O atual cenário de pandemia, que tomou o mundo e também vem contabilizando inúmeras vítimas em todo o estado de Alagoas, colocou as entidades representativas de classes da área de saúde em alerta. Com a informação de que a Coordenação do Programa de Combate às Endemias da capital adquiriu novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e já pretende retomar as visitas domiciliares dos agentes, o Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Maceió protocolou uma solicitação de reunião prévia com o objetivo de discutir detalhes fundamentais para que as rotinas sejam reestabelecidas com segurança.

    A iniciativa foi encabeçada pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL), que integra o movimento e enxergou a necessidade de pontuar as preocupações sobre o retorno ao trabalho dos agentes de combate às endemias. De acordo com a entidade, é importante que o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde seja respeitado. Nesse período, as visitas devem ser peridomiciliares, ou seja, os trabalhadores ficam na porta ou no entorno das residências e não devem entrar, como habitualmente. O distanciamento social entre os profissionais e os moradores é de, no mínimo, 02 metros, mesmo com o uso adequado dos EPIs.

    O Movimento Unificado ressalta a importância da verificação dos equipamentos pelas entidades, com o intuito de averiguar a qualidade do material adquirido pela Prefeitura de Maceió. Além disso, é necessário garantir que os profissionais recebam um treinamento adequado para que exerçam suas funções com total segurança nesse período de pandemia.

    Outro detalhe levantado pelos representantes, foi a reivindicação para que os pontos de apoio dos trabalhadores sejam higienizados com frequência e que um sistema de rodízio seja adotado para evitar aglomerações. É preciso também que todos os trabalhadores façam previamente o teste para Covid-19 e aqueles que fazem parte dos grupos de risco devem ser mantidos afastados de suas funções.

    O Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Maceió é formado por: SINDACS-AL (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas), SINDAS-AL (Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas) e AACEM (Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Maceió).