Produto, que tem validade de um ano, foi adquido em 2017. SINDACS-AL cobra explicações sobre o caso.
O Ministério da Saúde autorizou o uso de 20 mil quilos de larvicida com prazo de validade expirado em Maceió, sob o argumento de combater o desperdício de recursos públicos. O produto foi adquirido em 2017 e deveria ser utilizado dentro de um ano. Não há qualquer garantia de eficácia após esse período.
O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL), Fernando Cândido, tomou conhecimento sobre o assunto e já acionou a assessoria jurídica para estudar a possibilidade de mobilizar o Ministério Público Estadual e Federal para apuração do caso.
"Nós entendemos que, nesse período de alta incidência de casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, é extremamente necessário o real investimento na atenção primária. Aplicar recursos na saúde não é gasto, é investimento. Então, podemos concluir que a iniciativa tomada pelo Ministério da Saúde está totalmente equivocada e, se o município executar a ordem, estará cometendo um erro ainda maior", comentou Fernando.
O SINDACS-AL vai se reunir com a assessoria jurídica nesta quinta-feira (23) para saber quais medidas devem ser tomadas em caráter de urgência.