terça-feira, 20 de agosto de 2019

Reajuste salarial dos agentes de endemias de Maceió é discutido em assembleia



Sindacs-AL se reuniu com Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Maceió para definir ações junto à categoria

Por Américo Cavalcante
 

Em assembleia geral realizada na manhã desta terça-feira (20), o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL) se reuniu com o Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Maceió e toda a categoria para discutir os próximos passos voltados à implantação do piso salarial nacional no município.

Os agentes de endemias da capital alagoana recebem atualmente um vencimento inicial de R$ 1.100,00, enquanto o piso salarial dos agentes de saúde em todo o Brasil é de R$ 1.250,00. A implantação de um piso condizente com o praticado nacionalmente está sendo reivindicada pela categoria, que aguardava da Prefeitura Municipal de Maceió um posicionamento referente ao reajuste até a última segunda-feira (19). 

Por meio de nota, o Secretário Municipal de Gestão, Reinaldo Braga, e o Secretário Municipal de Economia, Fellipe Mamede, expressaram a necessidade de um prazo maior para atender, junto à Secretaria Municipal de Saúde, a demanda apresentada pelo Movimento Unificado.

Fernando Candido, Presidente do SINDACS-AL
De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL), Fernando Candido, um dos passos mais importantes até o momento foi a abertura do diálogo com a Prefeitura. “O município inclusive já realizou a análise do impacto financeiro aos cofres públicos em 2019, 2020 e 2021”, afirmou.

Em deliberação, a categoria decidiu acatar a prorrogação do prazo solicitado pela Prefeitura. No dia 02 de setembro será realizada uma audiência pública na Câmara dos Vereadores para tratar do tema e, de acordo com o resultado obtido, novas medidas poderão ser tomadas. Uma greve geral não está descartada.

MOVIMENTO UNIFICADO

O Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Maceió é composto pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL), Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas (SINDAS), Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social (Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) e Trabalho no Estado de Alagoas (SINDPREV-AL) e pela Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Maceió (AACEM).