quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Audiência pública sobre o piso salarial dos agentes de endemias de Maceió acontece no dia 02 de setembro

Sindacs-AL e Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Maceió lutam pela implantação do piso salarial nacional no município

Por Américo Cavalcante

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL) junto ao Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Maceió, decidiram, em deliberação com a categoria durante assembleia realizada no dia 20 de agosto, que um novo prazo será dado à Prefeitura de Maceió para uma resposta definitiva sobre o reajuste do piso salarial dos agentes de endemias
 
Para cobrar um posicionamento dos gestores municipais, o Movimento Unificado participará de audiência pública no dia 02 de setembro às 09h, na Câmara dos Vereadores de Maceió. A proposta da categoria é a implantação do piso salarial nacional na capital.

Na ocasião estarão presentes pessoas de renome no assunto, como o Dr. Othoniel Pinheiro, que é defensor público e já entrou com uma ação contra o município para que o piso seja implantado.

O vencimento inicial dos agentes de saúde em todo o Brasil é de R$ 1.250,00 (mil duzentos e cinquenta reais), mas o piso salarial dos agentes de endemias vigente em Maceió é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais).

Segundo o presidente do Sindacs-AL, Fernando Candido, a finalidade da audiência pública é estender o debate para toda a sociedade. "Nós queremos debater com a sociedade a importância do trabalho dos agentes para o equilíbrio dos perversos indicadores sociais do nosso município e a necessidade do nosso Prefeito cumprir a lei e implantar o piso em Maceió", comentou.

Após a audiência pública, novas medidas deverão ser tomadas para que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos. Se não houver uma solução conclusiva, há possibilidade de uma greve geral da categoria.