domingo, 7 de abril de 2013

MARCHA DAS 30 HORAS


    A CNTSS - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social participa da organização da “Marcha por 30 horas”, que acontece na próxima terça-feira, 09 de abril, em Brasília. 



  Promovida pelo “Fórum Nacional 30 horas Já”, a manifestação reunirá os trabalhadores dos setores público, privado e filantrópico com a finalidade de cobrar a dimiuição da jornada de 30 horas de trabalho semanais para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e todos os profissionais da seguridade, principalmente da saúde.
   A diminuição da jornada de trabalho destes profissionais vem sendo discutida pela CNTSS junto aos seus Sindicatos e Federações filiados desde a década de 1990. O resultado é que muitos avanços foram conquistados por meio da mobilização dos trabalhadores, o que permitiu, inclusive, a formação do “Fórum 30 horas Já”, com representações nacional e estaduais
   De acordo com Maria Aparecida Faria, presidenta da CNTSS, a Marcha é uma forma de chamar a atenção da sociedade e dos parlamentares para garantir a diminuição das jornadas de trabalho de todos os profissionais de saúde que é uma questão colocada pela própria OIT – Organização Internacional do Trabalho (órgão vinculado a ONU – Organização as Nações Unidas). O argumento, para tanto, está na melhoria das condições de trabalho e, consequentemente, a qualificação do atendimento prestado aos pacientes. Muitos países já adotam tal medida”, afirma a presidenta.