sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Em Rio Largo, Sindacs-AL cobra avanços e valorização para ACSs e ACEs

Reunião com secretário municipal de Saúde tratou sobre o IFA, novos fardamentos e a convocação dos aprovados no concurso



O diretor executivo do Sindacs-AL, Manoel Sarmento, e a diretora Andréa Duarte, acompanhados por uma comissão de agentes formada por Adilson, Josete, Roberto e Jeferson, se reuniram com o secretária de Saúde de Rio Largo, Ricardo Lucas, na quinta-feira (12). Na pauta: garantia de direitos e melhorias nas condições de trabalho.

Manoel Sarmento informou que o sindicato exigiu a alteração no repasse do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) para que o valor chegue 100% ao bolso do trabalhador, além do pagamento do incentivo de qualidade (Saúde Brasil 360) e do PQAVS para os agentes de endemias. "O trabalho dos ACS e ACE é o pilar da saúde preventiva da nossa população. Sem esses profissionais, o sistema colapsa. Por isso, o Sindacs não abre mão do fardamento novo, dos kits técnicos e, principalmente, do respeito ao repasse integral das verbas federais”.

Além das pautas financeiras, a diretoria cobrou a entrega de EPIs, tablets e materiais administrativos, essenciais para a eficiência do serviço em campo. Outra cobrança foi a convocação imediata dos aprovados no último concurso, visando desafogar a carga horária e ampliar a cobertura de saúde no município.

O resultado detalhado desta rodada de negociações será apresentado à categoria em uma assembleia geral que será realizada logo após o Carnaval.