Agentes estão insastifeito com proposta do Município
Na sexta-feira (10), os agentes comunitários de saúde e agentes de combate de endemias de Maragogi rejeitaram durante Assembleia Geral da categoria, a proposta para o rateio de 30% do valor referente ao incentivo financeiro anual. A proposta do prefeito Sérgio Lira foi recebida com insatisfação. O vice-presidente do Sindacs-AL, Alex Silva, está ao lado da categoria na luta por maior valorização.
Fazem sete anos que os trabalhadores solicitam do Município de Maragogi o rateio o recurso proveniente do Governo Federal para o fortalecimento de políticas de atuação dos ACE’s e ACS’s. Em fevereiro, o prefeito se comprometeu em repassar 50% e agora em novembro apresentou uma proposta de 30%.
“O valor foi definido pela gestão e os agentes não aceitaram. Fazem sete anos que cobramos o pagamento do incentivo e até agora não vimos esse recurso, estamos de acordo que nesse momento seja repassado pelos menos 50%, assim valoriza os trabalhadores. Esperamos que a gestão nos entenda nesse momento", disse.
Conhecido como 14ª salário dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, o rateio do incentivo financeiro de federal é uma forma de valorizar os agentes no final do ano. Por meio do trabalho do Sindacs-AL, a maioria dos municípios alagoanos repassam integralmente os valores recebidos pelo Governo Federal aos trabalhadores.