quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Dirigentes do Sindacs-AL se reúnem com ACS’s e ACE’s para alinhar luta da categoria em Pilar

 Além de tratar sobre a aposentadoria especial, os diretores também encaminharam demandas para o parlamento municipal


Em Pilar, uma comissão de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias se reuniram com os diretores do Sindacs-AL, Fernando Cândido, Edvaldo Gonçalves e Alexsandro Noberto (Xandinho), nesta quinta-feira (19), para alinhar as lutas a nível nacional e municipal.

Fernando Cândido explicou todos os acontecimentos em Brasília durante os dias 03, 04 e 05 de outubro. “Uma comitiva do nosso sindicato esteve na Câmara dos Deputados para comemorar o Dia dos Agentes e também para conversar com os parlamentares para pedir apoio na luta pela regulamentação da aposentadoria especial”, ressaltou.

Além da pauta a nível nacional, os diretores discutiram sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Saúde, regido pela Lei Municipal nº 602/2016, a qual o prefeito Renato Filho deu entrada na justiça pedindo Ação Direta de Inconstitucionalidade.

No dia 04 de setembro de 2023, o Sindacs-AL apresentou uma manifestação nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade solicitando ao relator do processo (Nº 0802123-38.2022.8.02.0000), desembargador Klever Loureiro, a extinção do processo impetrado pelo prefeito de Pilar.

“O acolhimento das preliminares suscitadas nos subtópicos 3.1 e 3.2, para que a Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta não seja conhecida e, por conseguinte, seja extinto o processo sem resolução do mérito, nos termos dos arts. 4º da Lei nº 9.868/99, 330, I e § 1º, e 485, I, do CPC, e dos precedentes vinculantes do Supremo Tribunal Federal”.

 

Edvaldo Gonçalves explicou ainda que o prefeito Renatinho enviou ao parlamento municipal um projeto de lei alterando o Plano de Cargos e Carreiras com uma tabela onde o vencimento inicial da carreira dos agentes não é o piso salarial nacional.

 

A comissão seguiu para o parlamento municipal e foi recebida pelos vereadores. Fernando Cândido argumentou que o projeto, enviado pelo chefe do poder Executivo, tem em sua tabela o valor inicial da carreira de R$1.921,00 ; quando deveria ser o piso salarial nacional de R$2.640,00”.

 

Os vereadores pediram um prazo para analisar o projeto de lei e depois se reunir com o sindicato, se comprometendo em colocar em votação depois que todas as questões estiverem alinhadas com a categoria.