Informação foi recebida nesta segunda-feira (13) pelo vice-presidente do SINDACS-AL, Neto Braz, durante visita à Secretaria de Saúde do município
O vice-presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL), Neto Braz, esteve na sede da Secretaria de Saúde de Atalaia, na manhã desta segunda-feira (13), para cobrar da gestão os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que estão em falta para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
Na ocasião, foi informado pela coordenadora da atenção básica, Cledja Soares, que os trabalhadores vão receber máscaras do tipo N95, que são mais eficazes na proteção contra o coronavírus. As máscaras de pano, que estão sendo usadas pelos agentes devem ser recolhidas e as novas serão disponibilizadas ainda nesta segunda-feira nas unidades de saúde.
De acordo com Neto Braz, outros pontos para a proteção da categoria foram acertados, como o uso de luvas e álcool em gel, que devem ser solicitados aos diretores de postos, caso seja necessário. "As visitas serão feitas respeitando distanciamento seguro, podendo o agente atender os pacientes na porta das residências não sendo obrigados a adentrar as casas. Pacientes com febre e sinais de gripe devem ser encaminhados a Unidade de Saúde para atendimento médico, os hipertensose diabéticos devem permanecer em casa, cabendo o agente de saúde, caso haja disponibilidade, a entrega de medicações em sua residência, lembrando que não somos obrigados, mas neste momento de crise será um ato de humanidade", informou.
"Pedimos que a todos que tomem as medidas preventivas para cuidar da saúde e se protejam", concluiu o vice-presidente.