10ª Conferência Estadual de Saúde de Alagoas acontece entre os dias 5 e 7 de junho
A cada quatro anos, a conferência é realizada com o objetivo de reunir governo, sociedade civil e profissionais da área da saúde para discutir políticas públicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a terça-feira (6), o evento foi divido em quatro eixos, que discutiram o cenário social, econômico, político e sanitário do país entre os anos de 2019 e 2022; o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; a garantia de direitos, a defesa do SUS, a vida e a democracia; e, a luta contra a desigualdade social e as perspectivas para um SUS de acesso universal, integral, público e gratuito.
Alex Silva contou sobre a importância de estar participando da X COESA. “Estou muito feliz em poder participar do maior evento do controle social na saúde e discutir as políticas públicas para fortalecer o atendimento à saúde público e de ótima qualidade, e garantir os direitos constitucionais de todos”, ressaltou.
O evento será finalizado nesta quarta-feira com a escolha dos 72 delegados que representarão Alagoas na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorre entre os dias 2 e 5 de julho, em Brasília.