quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Servidores públicos municipais fazem “funeral” de JHC em frente a SMS

 ACS e ACE de Maceió estão acampados na Secretaria Municipal de Saúde cobrando o piso salarial nacional na tabela do Plano de Cargos e Carreiras


Para chamar atenção da sociedade, sobre um direito constitucional que está sendo negado aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias (ACS e ACE) de Maceió, os servidores públicos municipais realizaram um “funeral” do prefeito, JHC na manhã desta quinta-feira (27). O chefe do Executivo nega a atualização da remuneração inicial no Plano de Cargos e Carreiras (PCC), dos ACS e ACE, como estabelece a Emenda Constitucional 120, de 5 de maio de 2022.

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Nelson Cordeiro, lamenta a atitude do prefeito de Maceió e disse que a mobilização vai realizar um cortejo com o caixão e foto do prefeito até o Jaraguá. “Não nos dá nosso direito constitucional e como forma de retaliação está realizando descontos e colocando falta nos trabalhadores que estão participando desta greve geral, a qual é legitima. Um verdadeiro absurdo!”, expõe.

Os municípios devem realizar uma adequação dos vencimentos iniciais no PCC, após a EC 120/2022, conforme dispõe o artigo 9-A, da lei 1.350, de 05 de outubro de 2006. Sendo assim, os servidores públicos que possuem progressões na carreira, terão o direito de receberem vencimento superior aos que ingressaram no serviço público há menos tempo.

*Greve*

Desde o dia 11 de outubro, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Maceió estão em Greve Geral conforme a Lei da Greve, Lei nº7.783, de 28 de junho de 1989.  A paralisação foi decidida durante uma Assembleia Geral Extraordinária no dia 29 de setembro, que aconteceu no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no Farol.