Após ataques do vereador Abimael Pessoa, representantes do poder legislativo escreveram uma nota reconhecendo a importância da categoria para a saúde do município
Representantes dos agentes comunitários de saúde de Murici participaram de uma sessão na Câmara de Vereadores, na última sexta-feira (14), em ato de repúdio contra o discurso difamatório levantado pelo vereador, Abimael Pessoa, que usou uma mídia social para atacar o trabalho realizado pela categoria, afirmando ter recebido reclamações sobre a falta de visitas domiciliares.
Na série de vídeos publicados, o vereador ainda relativiza os riscos da pandemia e aponta o uso de máscaras como condição única para as atividades em campo, porém, devido ao protocolo de distanciamento social controlado, os ACS estão desempenhando as atividades dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e apenas em casos prioritários há o deslocamento para os atendimentos domiciliares.
No dia 07 de maio, o SINDACS-AL publicou uma nota de repúdio sobre o ocorrido, a qual foi respondida pelo referido vereador, que, em resposta, se defendeu utilizando um outro vídeo que nada tinha a ver com a denúncia levantada pelos ACS do município.
Após a sessão do dia 14 de maio, os demais vereadores de Murici escreveram uma nota reconhecendo a importância da categoria para a saúde do município.
O diretor executivo do SINDACS-AL, Manoel Sarmento, e a diretora municipal, Isabel Moura, parabenizaram o gesto dos representantes do legislativo. “Parabéns a todos os vereadores que reconheceram a importância dos agentes de saúde à frente de sua comunidade. Juntos somos fortes e unidos venceremos sempre!”, comentou Sarmento.