terça-feira, 11 de maio de 2021

SINDACS-AL pede apoio para adesão de curso técnico em reunião do CMS de Rio Largo

 O diretor executivo do sindicato e membro titular do Conselho Municipal de Saúde, Manoel Sarmento, abordou o curso promovido pelo Ministério da Saúde durante reunião ordinária que aconteceu nesta terça-feira (11).

Na manhã desta terça-feira (11), o diretor executivo do SINDACS-AL, Manoel Sarmento, abordou o curso técnico para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, durante uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Rio Largo, do qual também é representante titular.


Durante o encontro, que contou com a participação do secretário de saúde de Rio Largo, Aroldo Ferro, e da coordenadora da Atenção Básica, Roberta Oliveira, o diretor Manoel Sarmento explicou que o SINDACS-AL está solicitando que todos os municípios alagoanos adotem a implantação do curso técnico até o dia 04 de junho de 2021. “Nós estamos em contato com todos os secretários de saúde para que eles colaborem com a implantação do curso e a adesão de todos os agentes de saúde e de endemias”, afirmou.
 
O curso técnico faz parte do programa “Saúde Com Agente”, lançado no dia 08 de dezembro pelo Ministério da Saúde (MS). O objetivo é capacitar agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de todo o Brasil, 50% de forma presencial e 50% à distância.

O diretor executivo do SINDACS-AL pontuou a importância da capacitação para os agentes. “É algo muito importante para a nossa categoria de guerreiros e guerreiras ACS e ACE. Depois do curso todos serão agentes técnicos, garantindo assim uma oportunidade para buscarmos um salário-base ainda melhor e mais justo”, destacou.

Após a reunião ordinária do CMS, Manoel Sarmento tomou conhecimento de que a gestão municipal de Rio Largo já concretizou a adesão ao programa Saúde Com Agente e falou sobre a necessidade de união da categoria para defender seus direitos. “Juntos somos fortes e unidos venceremos sempre”, concluiu.