sábado, 3 de agosto de 2013


MOVIMENTO UNIFICADO DOS AGENTES DE MACEIÓ SE REUNE COM Dr. CELSON TAVARES PARA DEBATER MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO EM MACEIÓ
Dr. Celson Tavares debate melhores condições de trabalho 
No dia 02 de agosto, às 8h aconteceu a reunião do movimento unificado dos agentes comunitários e de endemias de Maceió com o Dr. Celson Tavares. A reunião teve como ponto de pauta as condições de trabalho dos ACEs. Fernando Cândido, vice presidente do SINDACS-AL argumentou que o combate as dengue em Maceió tá um caos e os trabalhadores não tem a menor condição de trabalho. O Dr. Celson Tavares em sua fala ressaltou que a SMS está se empenhando em garantir as condições necessárias para o melhoramento das condições de trabalho. Ao final da reunião ficou definido que: O trabalho aos sabados só ocorrerá depois de uma avaliação jurídica a respeito do pagamento que segundo o movimento unificado deve ser em horas extras; Não haverá equipe de dededitação, pois os agentes são de combate as endemias e não dedetizadores; Haverá uma reunião entre a SMS sobre os exames admissionais, mas o movimento unificado participará e acompanhará todo este processo; o Dr. Celson Tavares mostrou todos os processos de aquisição de material de trabalho, inclusive de EPIS (proc. 5800.21367/2013 aquisição de EPIS, proc. 5800.13726/2013 compra de bloqueadores solar, proc. 5800.20632/2013 camisas polo, proc. 5800.20039/2013 botas, proc. 5800.1521/2013 coletes) foi definido por fim que o deslocamento de ACEs só se dará no final do ciclo e no mesmo Distrito Sanitário, ou seja, o mais perto possível da localidade de origem de trabalho do ACE.
SINDACS-AL PARTICIPA DA LUTA PELA IMPLANTAÇÃO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE DOS ACEs

Fernando debatendo com Dr. Daniel, Pres. da Junta
Dra.Sandra Explica razões por não ter homologado processo

No dia 02 de agosto, aconteceu a reunião do movimento unificado como Dr. Daniel, presidente da Junta Médica de Maceió. A reunião conteceu no gabinete do presidente, contou com a participação da médica do trabalho, Dr. Sandra e teve a finalidade de esclarecer o porque da junta não ter homologado o processo de implantaçao do adicional de inslaubridade dos agentes de endemias. Após um acirrado debate, Fernando Cândido, vice presidente do SINDACS-AL segeriu uma reunião ampliada com todos os atores envolvidos no processo. Desta feita foi agendada uma nova reunião, para o mesmo dia com a participação também do setor de medicina do trabalho e da procuradoria setorial da SMS às 14h. 
REUNIÃO A TARDE NO SETOR DE MEDICINA DO TRABALHO DA SMS PARA TRATAR DA INSALUBRIDADE DOS ACEs
Às 14h no setor de medicina do trabalho aconteceu a renião para resolver de imediato a implanta do adicional de insalubridade. Fernando Cândido, iniciou a reunião explicando que falta condições de trabalho para os ACEs de Maceió e pra piorar o processo de implantação do adicional não foi homologado, portanto o motivo da reunião. A Dra. Sandra explicou que os laudos periciais não constavam que os agentes utilizavam produtos químicos, e que precisa que fosse revisto e acrescentado os produtos, inclusive com os pricípios ativos para poder homologar o processo, pelo setor de medicina do trabalho a chefe já havia justificado que no laudo pericial foi usada a ótica biológica, pelo fato dos agentes adentrarem nas casas. Dr. Celson, procurador setorial da SMS informou que o processo foi pra seu setor para que fosse analizada a possibilidade de usar as NR - Normas regulamentadoras já que o estatuto do município não trata dos agentes químicos e que seu parecer é no sentido de que pode utilizar as NR, mas precisava da palavra final do chefe do setor. O Dr. Oleriano do setor de medicina do trabalho falou que na próxima segunda se reunirá com a chefe do setor, bem como com os demasi membros que compõe a medicina do trabalho para avaliar e solucionar o problema. De imediato as lideranças foram ao encontro do Dr. Marcílio, chefe da procuradoria setorial da SMS para saber se ele assinava o parecer favorável do Dr. Celson e ele afrimou que sim. No final as lideranças definiram voltar na segunda para acompanhar o desfeixo do processo.